Conheça as opções de tratamentos com implantes; uma delas pode mudar sua vida!

O implante dentário veio para ficar. Os implantes são estruturas de titânio que substituem a raiz do dente, transformaram a vida de quem tinha perdido um, dois ou todos os dentes.

Segundo o IBGE, são aproximadamente 16 milhões de brasileiros desdentados. Além de transformar o sorriso, a grande revolução do implante dentário é devolver às pessoas a funcionalidade dos dentes, possibilitando uma mastigação segura. Afinal, só quem tem ausências de dentes ou dentaduras sabe o quanto pode ser insegura a mastigação ou até mesmo a pronúncia de algumas palavras.

O objetivo deste artigo é auxiliar a pessoa que precisa passar por um tratamento e precisa conhecer melhor as formas de implantes. Claro que essa resposta somente o dentista especializado depois de uma boa avaliação pode fornecer. Mas as informações, com certeza, irão auxiliar aqueles que desejam entender melhor as formas de tratamento.

Conheça as principais modalidades e implantes dentários

Seguem abaixo as principais modalidades de tratamento com implantes dentários e suas repetidas indicações.

Implante Unitário

Nesse modelo, nós substituímos a raiz do dente perdido colocando um pino de titânio. Essa colocação pode ser imediatamente após a extração da raiz do dente ou após aguardar um período de cicatrização que, geralmente, é de 60 dias.  Posteriormente à instalação do pino, é confeccionando um dente artificial de porcelana, substituindo a coroa do dente, (parte que vemos). Se a pessoa tiver perdido apenas um dente, esse é o método mais indicado.

Caso ocorra a perda do dente e não faça o implante, se aquele espaço permanecer por muito tempo, as chances de perda óssea são grandes, tornando a colocação do implante mais complicada.

Implante Unitário

Colocação de dois implantes para preencher a falta de três dentes

O procedimento é semelhante ao tratamento acima descrito. É possível fazer as extrações e colocar os implantes no mesmo dia, ou ao contrário, fazer as extrações e colocar os implantes algumas semanas depois, enquanto o osso regenera. Por outro lado, o candidato pode apresentar a falta de três dentes e depois de analisadas as condições de osso disponível, coloca-se os dois implantes. A diferença principal é que é possível colocar dois implantes ficando um espaço vazio intermédio. Nos dois implantes, será encaixada uma ponte de porcelana com três dentes. A coroa intermédia é segura pelos dois dentes laterais que estão sobre os dois pinos.

Este procedimento diminui o custo do tratamento e permite preencher a falta de três dentes.

Colocação de dois implantes para preencher a falta de três dentes

Todos os dentes em quatro implantes (all–on-four), com prótese em cerâmica sem gengiva artificial

Todos os dentes em quatro implantes (all–on-four), com prótese em cerâmica sem gengiva artificial

A técnica de todos os “dentes em quatro” foi inventada para reabilitar pacientes edêntulos totais. É um procedimento cirúrgico que permite a fixação de todos os dentes com a colocação dos quatro implantes. Estas próteses sobre implantes são compostas geralmente por 12 dentes e aparafusadas aos implantes. A prótese fixa sobre implantes é feita de material cerâmico ou métalo-cerâmico sem gengiva artificial. É fixa, estável e muito semelhante aos dentes naturais.

Todos os dentes em seis implantes (all-on-six), com prótese em cerâmica sem gengiva artificial.

Todos os dentes em seis implantes (all-on-six), com prótese em cerâmica sem gengiva artificial.

O procedimento é igual ao acima descrito, porém com um maior número de implantes. O principal fator que influencia na instalação de mais implantes é a anatomia e a disponibilidade óssea da região.

Implante com Prótese Protocolo

Implante com Prótese Protocolo

Esse modelo é para quem perdeu todos os dentes tanto na parte superior quanto inferior. São instalados de 4 a 6 implantes que irão suportar uma prótese fixa de resina com uma estrutura de metal por dentro. O resultado final costuma ser muito satisfatório porque a prótese é fixa, o que gera segurança de mastigação além do excelente resultado estético. Depois de finalizado o tratamento, o principal cuidado que o paciente deve ter é com relação à higiene.

Implante com Prótese Overdenture

Implante com Prótese Overdenture

Nesta modalidade, frequentemente são realizados 2 implantes (pinos) para reter uma prótese total. Funciona como uma dentadura fixada por meio de uma barra que liga os pinos à prótese. A vantagem desse tratamento é o preço, além da facilidade para higienizar uma vez que a prótese sai da boca. No entanto, como é uma prótese total muco-suportada e implanto retida, a mastigação não é tão eficiente quanto nas próteses fixas, alem disso, dependendo das condições anatômicas, o paciente pode apresentar dor ao mastigar devido à compressão de feixes nervosos ou até mesmo feridas dependendo do padrão de alimentação.

Implantes zigomáticos

Implantes zigomáticos

A fixação zigomática é um implante que se diferencia dos convencionais pela sua fixação ao osso zigomático. Foi desenvolvido como nova alternativa para o tratamento de pacientes com atrofia maxilar severa substituindo o enxerto ósseo.

O objetivo é a reabilitação funcional e estética de pacientes através da instalação de uma prótese fixa superior substituindo as próteses totais removíveis.

A fixação zigomática representa mais uma alternativa, a última, para reabilitação estética, mastigatória, funcional e social dos pacientes portadores de severa atrofia alveolar maxilar.

Independente da modalidade de tratamento escolhida sempre é importe ressaltar:

Na grande maioria das vezes, os pacientes não vão ficar sem dentes. Mesmo no período de cicatrização, procuramos confeccionar uma prótese provisória, o que protege a ferida e possibilita que o paciente tenha uma vida normal enquanto aguarda o implante definitivo.

Um bom planejamento é fundamental para o sucesso do tratamento.

Apesar de todas as informações acima, um bom planejamento é fundamental para saber exatamente qual é o melhor caminho a seguir. Geralmente  precisaremos de alguns exames.

E acima de tudo, é sempre importante uma boa conversa entre dentista e paciente a fim de ambos se conhecerem melhor e entenderem as expectativas de cada um.

Ainda ficou alguma dúvida?

Entre em contato conosco, que ajudaremos você com mais informações sobre os implantes.