O implante dentário é um procedimento relativamente simples e que oferece poucos riscos para o paciente. A cirurgia costuma ser de curta duração e a recuperação é considerada tranquila, mesmo nos casos em que é feita uma reabilitação oral completa, ou seja, são feitos diversos implantes.
No entanto, você precisará tomar alguns cuidados, tanto no pré quanto no pós-operatório, para uma melhor recuperação.
Como é o pré-operatório de um implante dentário?
1. Anamnese: você passará por uma entrevista onde vamos pesquisar sobre sua saúde. Com esta anamnese e os demais exames, iremos avaliar se você possue alguma fator de risco ou até mesmo contra indicação para realizar implante.
2. Avaliação oral: Faremos uma avaliação cuidadosa para saber se você tem problemas periodontais e cáries etc. Caso tenha, você tratará desses problemas primeiro.
3. Exames: você fará exames de imagem, como tomografias e radiografias, e exames laboratoriais.
4. Preparação para o dia do implante dentário: Iremos orientar sobre os cuidados que você precisa ter no dia do procedimento, como ter uma alimentação saudável e leve, e medicações que você precisa tomar antes do procedimento.
Quais cuidados você deve ter após o implante?
Os cuidados no pós-operatório são ainda mais importantes. Portanto, respeite todas as orientações.
Nós dividimos esses cuidados em 4 períodos.
Nos primeiros dias após o implante;
- Medicações
Tome as medicações prescritas e de acordo com as orientações dadas. Elas têm a função de diminuir possíveis dores, evitar inflamações e infecções e agilizar o processo de cicatrização. - Faça aplicações de gelo no rosto nas primeiras 24 hs
Elas são fundamentais para prevenir e diminuir inchaços e dores. - Alimentação
Em primeiro lugar, evite mastigar com o lado do implante e ingerir alimentos crocantes ou duros, como amendoim, castanhas, carnes, pães etc. Ao contrário, prefira alimentos macios e pastosos. Esse cuidado vai evitar esforços desnecessários com a mandíbula e o acúmulo de restos alimentares no local do implante.
Não consuma alimentos quentes ou ácidos, pois eles deixam os tecidos da boca mais sensíveis. Para finalizar, ingira alimentos gelados ou frios, como sucos, gelatinas, vitaminas e sorvetes. - Higienização
Use cotonete ou gaze umedecidas em soluções anti-sépticas, como Plax, Listerine ou Periogard para limpar o local. Contudo, faça a escovação normal nos outros dentes. - Próteses e aparelhos
Use pelo menor tempo possível ou conforme orientação - Repouso
Faça repouso, pois isso vai ajudar na sua recuperação. Ao deitar, mantenha a cabeça mais alta que o resto do corpo. Sobretudo, evite dormir sobre o lado operado do rosto.
O que não fazer e evitar?
- Não se exponha ao sol ou a fontes de calor para evitar sangramento ou hemorragia.
- Não faça exercícios físicos nem movimentos bruscos com a cabeça.
- Não consuma cigarros ou bebidas alcoólicas, pois eles ressecam a boca e prejudicam a cicatrização do implante.
- Não faça bochechos de nenhum tipo nas primeiras 24 hrs. Eles podem agredir ou tensionar a região, deslocar coágulo, soltar pontos e comprometer a cicatrização.
Após o terceiro dia;
Você deve manter os mesmos cuidados dos primeiros dias. No entanto, já pode aquecer um pouco a comida, praticar atividades bem.
Após uma semana;
Alguns cuidados devem ser mantidos, como medicação e evitar cigarros ou bebidas alcoólicas. Apesar disso, você já pode:
- Fazer bochechos leves com solução antisséptica.
- Escovar suavemente a região do implante.
- Se alimentar com o que é confortável para você, mas sem usar o lado do implante.
- Fazer atividades físicas e retirar os pontos . Ambos estarão liberados a a partir de 7 e 10 dias.
Cuidados a longo prazo;
Para evitar problemas e garantir a durabilidade de seus implantes dentários, você deverá cuidar deles pelo resto da vida.
- Faça uma higienização correta após as refeições e antes de dormir, principalmente nos locais onde estão os implantes.
- Use a pasta dental e o antisséptico sugeridos .
- Dê preferência a escovas de cerdas macias e de boa qualidade.
Por fins faça consultas regulares que serão agendadas de acordo com a necessidade de cada caso para acompanhar os resultados ao longo dos anos.