A periodontia é uma especialidade odontológica que atua na prevenção e no tratamento de doenças do sistema de suporte dos dentes: gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar.
Periodontia
GENGIVA: é o tecido que reveste o osso de sustentação dos dentes.
GENGIVITE: é a inflamação da margem gengival que pode progredir e afetar os tecidos que suportam os dentes. Ocorre principalmente em decorrência da falta de higiene correta dos dentes, podendo também estar associada a medicamentos ou alterações sistêmicas.
PERIODONTITE: se não tratada, a gengivite pode evoluir para a periodontite, o que é mais grave e que compromete todos os tecidos de sustentação (ligamento e osso alveolar) ao redor do dente, podendo levar à perda dental.
FATORES DE RISCO: o fumo, doenças sistêmicas como diabetes, hábitos alimentares, estilo de vida e outros, podem influenciar no desenvolvimento da gengivite e da periodontite.
DIAGNÓSTICO: é feito através de uma boa anamnese e de exame clínico (sondagem) no consultório odontológico. Além disso, exames complementares como raio-x e tomografia podem ser necessários.
SINAIS E SINTOMAS:
- Gengiva inchada, vermelha, sensível ou com sangramento
- Gengiva que recua ou se afasta do dente
- Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca
- Dentes com mobilidade
- Secreção purulenta em torno dos dentes e gengiva
TRATAMENTO: inclui descontaminação (raspagem manual ou com aparelhos de ultrassom), remoção dos fatores retentivos de placas (restaurações, próteses mal adaptadas etc) e controle dos fatores de risco. O tempo de tratamento dependerá do grau da doença periodontal.