A periodontite é uma inflamação e infecção crônica na gengiva, causada pelo acúmulo de placa ou tártaro entre os dentes e a gengiva, e proliferação excessiva de bactérias, que ao longo do tempo, resulta na destruição do tecido que sustenta o dente, podendo afetar um ou mais dentes.
A periodontite pode ser percebida pelo inchaço na gengiva, que também pode estar vermelha e apresentar sangramento durante a escovação e alimentação.
É importante consultar o dentista sempre que surgirem os sintomas de periodontite para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento mais adequado, que pode ser feito com remoção da placa bacteriana e tártaro, uso de antibióticos ou cirurgia.
Os principais sintomas de periodontite são:
- Mau hálito;
- Gengivas muito vermelhas;
- Sangramento da gengiva após escovar os dentes ou comer;
- Gengiva vermelha e inchada;
- Amolecimento dos dentes;
- Aumento do espaço entre os dentes;
- Acordar com sangue no travesseiro.
A periodontite pode ser localizada, afetando somente um ou outro dente, ou generalizada, quando afeta todos os dentes ao mesmo tempo. A mudança na aparência dos dentes é o que mais chama a atenção da pessoa, ou de pessoa próximas.
Tratamento da periodontite
O tratamento para acabar com a periodontite envolve raspagem da raiz do dente, em consultório e sob anestesia, para remoção da placa de tártaro e bactérias que estão destruindo a estrutura óssea que suporta o dente. O uso de antibiótico pode fazer parte do tratamento em alguns casos.
A manutenção no dentista periodicamente diminui a evolução dessa inflamação e ajuda a controlar a doença, diminuindo a perda óssea e evitando a queda de dentes. Além disso, não fumar, escovar os dentes diariamente e passar o fio dental são formas de controlar e evitar a periodontite.