A implantodontia é a especialidade da odontologia que se destina a realizar implantes dentários quando há perda dos dentes ou quando há algum comprometimento dos mesmos.
Implantes Dentários
Os implantes são constituídos de um pino de titânio e uma prótese. O pino é inserido diretamente no osso do maxilar, local onde se localiza a raiz do dente, abaixo da gengiva, para dar suporte à prótese, que pode ser fixa ou removível.
Há casos em que o paciente possui perda óssea, impedindo a fixação do pino de titânio. Nesses casos, é necessário realizar um enxerto ósseo para a fixação do implante. Também pode ser necessário enxerto de tecido mole (gengiva) para proporcionar um melhor resultado biológico e estético.
Outra opção para quem possui perda óssea avançada é o implante zigomático, que consiste na fixação de um pino um pouco maior do que o tradicional diretamente no osso zigomático. A vantagem desse implante é a desnecessidade de realizar enxerto ósseo, tornando o tratamento mais rápido e com menor número de procedimentos.
Para definir o melhor implante, é necessário analisar individualmente as particularidades de cada paciente. Os resultados também vão depender da qualidade dos materiais utilizados, dos cuidados pelo paciente e do acompanhamento clínico periódico.