Os enxaguatórios, colutórios ou popularmente, os bochechos, são soluções utilizadas para auxiliar na higiene da cavidade oral.
A maioria dos enxaguantes bucais que apresentam princípios ativos possui um composto antisséptico que tem a capacidade de degradar ou inibir a proliferação de microrganismos, e cada um deles tem suas vantagens e desvantagens.
O digluconato de clorexidina, composto incluído em 1950 na lista de formulações essenciais da Organização Mundial de Saúde (OMS), devido à sua alta substantividade, é considerado o padrão-ouro para o controle químico do biofilme dental, pois apresenta um grande espectro de ação. Deve ser utilizado com muito critério, pois podem ocorrer efeitos indesejados com o uso contínuo e prolongado, como ardência bucal, perda do paladar, o escurecimento dos dentes e das restaurações.
Os óleos essenciais, são substâncias aromáticas encontradas em ervas, flores, frutas e especiarias. É uma mistura de compostos de variadas funções químicas e desempenham diversas ações, como por exemplo, efeito anti-inflamatório e antimicrobiano
O cloreto de cetilpiridínio. foi descoberto no final da década de 50 e amplamente utilizado dentro dos hospitais dos EUA como antisséptico bucal. Esse composto apresenta baixa substantividade quando comparado ao digluconato de clorexidina, porém possui amplo espectro de ação contra bactérias gram-positivas e gram-negativas e não apresenta os efeitos adversos da clorexidina
Aqui citamos apenas os principais classes de antissépticos presentes no mercado no entanto existem outras inúmeras opções, e a cada momento são lançados novos produtos. As evidências científicas disponíveis atualmente sobre enxaguantes bucais, deixa muito claro que a principal forma de combate ao biofilme se dá através de ação mecânica, por meio da desestruturação da placa bacteriana com o uso do binômio fio-escova dental.
Porém, temos diversas situações clínicas, como por exemplo, a falta de habilidade física ou intelectual, situações pré e pós-cirúrgicas ou infecções e inflamações, com alta contaminação de microrganismos que demandam o controle químico do biofilme ou sua associação ao controle mecânico.
Por fim, podemos concluir que, devido à simplicidade no uso e aceitação social, os enxaguantes acabam sendo desejados por muitos pacientes. Devemos ficar atentos lançar mão de produtos com pouco ou nenhum efeito colateral e é muito importante sempre ressaltar que a correta higiene bucal é realizada através da escovação de dentes e da língua, associado ao uso do fio dental.