O protocolo de Bränemark é um tratamento de reabilitação criado pelo médico ortopedista Per-Ingvar Bränemark, nos anos 1960. Ela é indicada para quem teve perda total dos dentes, principalmente devido à perda óssea e que necessita de reabilitação. Consiste de uma prótese total, fixa e parafusada.
Quem utiliza próteses removíveis, como a famosa “dentadura”, compreende a quão complicada pode ser a realização de pequenas ações, como falar ou sorrir. As complicações e restrições são inúmeras, ultrapassando as físicas (como a mastigação) e atingindo o convívio social.
Por ser uma prótese totalmente fixa, a protocolo de Bränemark possibilita uma perfeita função mastigatória, ocupando apenas o espaço onde originalmente ficava a arcada dentária que foi perdida. Assim, ela permite que os pacientes se sintam como quando possuíam seus dentes naturais.
Como o tratamento é realizado
O paciente deve fazer todos os procedimentos de planejamento: tomografia computadorizada, radiografias da região, além do molde da boca. Também podem ser necessários exames clínicos laboratoriais e risco cirúrgico dependendo do estado de saúde do paciente.
Após esse momento, serão instalados de 4 a 6 implantes (colocação via cirurgia) e uma prótese provisória que, na grande maioria dos casos, já é fixada sobre os implantes (este procedimento é conhecido como carga imediata).
Depois, é preciso aguardar um período para a cicatrização do local, que costuma durar, em média, de três a quatro meses. Após este período, finalizamos a reabilitação com as próteses definitivas.
Cuidados que o paciente deve tomar:
A higienização deve ser redobrada, a fim de evitar mau hálito ou infecções ao redor do implante. Não se esqueça de higienizar o vão entre a prótese e a boca, pois ali pode abrigar restos de comida. Deve-se fazer acompanhamento regular (manutenção) com o dentista a fim de prevenir alterações indesejadas ao longo dos anos.
Além disso, deve-se observar se há qualquer alteração ou desconforto. Caso isso aconteça, a orientação é procurar o dentista imediatamente.
Vantagens do Protocolo de Bränemark:
• Por ser fixa, deixa o paciente mais seguro;
• A prótese é bem parecida com a dentição natural, o que melhora a estética;
• Eleva a autoestima de pacientes, principalmente aqueles que já há muito tempo não utilizavam qualquer tipo de prótese para substituir os dentes perdidos;
• Elevação da qualidade de vida por aumentar a qualidade da mastigação;
• Oportunidade de ter uma vida tranquila, sem problemas com a alimentação e com a vida social.
Como podemos comprovar, o Protocolo Bränemark é uma solução útil, viável e importante para pacientes que necessitam de reabilitação total.
REFERÊNCIAS
2. Brånemark P-I. Protocolo para reabilitação bucal com carga imediata. Brånemark Novum, 1996.
3. Cardoso MA. Uma história em números. INPerio 2020;5(1):45.
4. Jemt T. Implant survival in the edentulous jaw – 30 years of experience. Part I: a retro-prospective multivariate regression analysis of overall implant failure in 4,585 consecutively treated arches. Int J Prosthod 2018;425-35.
5. Jemt T. Implant failures and age at the time of surgery: a retrospective study on implant treatment in 2915 partially edentulous jaws. Clin Implant Dent Relat Res 2019;1-7.